terça-feira, 12 de abril de 2011

RESCALDO DA JORNADA 27 - DIVISÃO DE HONRA DA AFL

Antes de fazer aqui o Rescaldo da Jornada do passado Domingo, quero aqui pedir desculpa por só agora o fazer, mas por motivos profissionais foi-me de todo impossível fazer o rescaldo da jornada antes.... As minhas desculpas ás pessoas que vêm ao Blog.

Queria também aproveitar para dizer que a maior parte dos jogos, como é óvio não posso assistir, daí a crónica ser baseada no relato que me fazem algumas pessoas e com o que vem no Jornal de Noticias. Por isso peço desculpa por qualquer comentário meu que possa não corresponder à realidade dos factos. Este meu comentário surge no seguimento da crónica que vem no Jornal de Noticias referente ao jogo do Ericeirense - Ass. Charneca. Quem ler ou leu essa crónica fica com uma ideia totalmente errada do que se passou nesse jogo, já que vem lá que um jogador da Ass. Charneca foi expulso aos 39 minutos e um do Ericeirense foi expulso aos 92 minutos. Pois isto é totalmente falso. A realidade foi que aos 39 minutos foi expulso um jogador da Ass. Charneca mas foi também um do Ericeirense ficando a partir daí a jogar 10 para 10. Depois aos 52 minutos foi expulso outro jogador do Ericeirense que jogou a partir daí com 9 jogadores. Como vêm, quem ler essa crónica no JN fica com uma ideia totalmente errada. Fica o reparo.
Posto isto aqui vai o rescaldo da jornada 27:
RESCALDO DA JORNADA 27
ERICEIRENSE : ASS. CHARNECA
 1 - 1

Na Ericeira defrontaram-se duas boas equipas que mereciam uma melhor arbitragem.
Desde do principio do jogo que se viu que a equipa da Ericeira tudo fazia para conseguir os 3 pontos dominando sempre o jogo com a Ass. Charneca mais remetida à defesa. Foi por isso que com alguma naturalidade o conjunto da casa chegou á vantagem ao minuto 15 com um golo do central Hélder Ruivo. Toda a gente via que o conjunto da Ericeira dominava a partida até que ao minuto 39 o árbitro Nuno Nepomuceno quis dar um ar da sua graça. Deu ordem de expulsão ao Ricardo Martins da Ass. Charneca por este ter agredido com uma cabeçada o Dinis do Ericeirense mas ao mesmo tempo deu ordem de expulsão ao Dinis do Ericeirense por este ter "levado" uma cabeçada do jogador adversário. Incompreensível a decisão do árbitro. Ficaram a partir daqui as duas equipas reduzidas a 10 jogadores. Na 2ª metade, o jogo continuava com sinal + da equipa da casa até que ao minuto 52 mais uma "argolada" do árbitro. Uma falta iniciada fora da área levou a que o jogador da Ass. Charneca caísse dentro da mesma. O árbitro não levou em consideração onde começou a falta (se é que houve falta!!!) e apontou para a marca de grande penalidade. Expulsou por duplo amarelo o Nélson do Ericeirense. Na conversão da grande penalidade o Nuno Almeida restabeleceu a igualdade. Até ao fim houve algum equilibrio mas a equipa da Ericeira bateu-se muito bem mesmo com 9 homens.
O árbitro Nuno Nepo muceno teve um dia para esquecer (ou para recordar) mostrando 3 vermelhos e 12 amarelos. Prejudicou nitidamente a equipa da casa que jogou praticamente toda a 2ª parte com 9 jogadores e se vê assim privada do Nélson e do Dinis para o próximo jogo em Montelavar. Vamos acreditar que foi só um dia mau do árbitro, já que nesta ponta final da época muitas "coisas esquisitas" têm tendência para acontecer.

VIALONGA - SP. LOUREL
2 - 2

Tal como eu tinha previsto foi um grande jogo que protagonizaram estas duas equipas. Esta partida teve duas partes completamente distintas. Na 1ª parte a equipa do Vialonga esteve irreconhecível. A equipa do Sp. Lourel nessa 1ª metade dominou por completo a partida. Os golos apareceram por Herlander aos minutos 24 e 41. Ao intervalo a equipa forasteira vencia por 0-2.
Ao intervalo o discurso do Mister Cabé resultou em pleno já que os da casa vieram totalmente diferentes para a 2ª metade. Logo aos 57 minutos o João Anjos reduziu para 1-2. Aos 77 minutos Brito empatou a partida. Nos últimos minutos a equipa da casa tudo tentou para conseguir a vitória frente a um Lourel entretanto reduzido a 10 por expulsão de Simão, mas uma grande exibição do Guarda Redes Tiago Monteiro fez com que o Lourel levasse um ponto de Vialonga.
O Árbitro Miguel Borges mostrou 10 amarelos e 1 vermelho.

VILAFRANQUENSE - LOURES
2 - 1

Bom Jogo no Cevadeiro entre duas equipas que continuam a acreditar na subida de divisão. Os da casa realizaram uma excelente partida e conseguiram com esta vitória subir ao 3º lugar da geral.
No entanto foi o Loures a adiantar-se no marcador logo aos 11 minutos de jogo através de Pedroso. Os homens de Vila Franca tudo tentaram para conseguir o empate mas o intervalo chegou com a vantagem a pertencer aos amarelos de Loures.
Na 2ª metade os de Vila Franca nunca desistiram e conseguiram chegar ao empate aos 63 minutos através de Marco.
Continuaram os da casa a pressionar e tudo fazer para chegar á vitória e quando todos já davam o empate como certo eis que surge Marco a bisar na partida aos 91 minutos e a dar a vitória aos da casa.
O Árbitro Tiago Costa mostrou 6 amarelos e um vermelho por acumulação a Zé Nando do Loures aos 60 minutos.

LOURINHANENSE - ALTA LISBOA
1 - 1


Duas boas equipas defrontaram-se na Lourinhã, onde o vento que se fez sentir prejudicou o espéctaculo.
A 1ª metade foi marcada pelo equilibrio, o que já se esperava, até que aos 38 minutos o inevitável Guilherme desferiu um potente remate que fez a bola entrar na baliza do guardião Matos. Estava feito o 1º para os da casa.
Na 2ª metade, o equilibrio já não foi tanto já que a equipa da Alta de Lisboa veio com muita vontade de virar o resultado, conseguindo durante largos periodos o dominio absoluto da partida. Foi por isso que com naturalidade a equipa visitante chegou à igualdade através de Nani aos 57 minutos que respondeu da melhor maneira a um cruzamento do Afonso.
A partir daqui, quando todos pensavam que a equipa do Alta de Lisboa estava satisfeita com o empate, foi um desperdiçar de oportunidades de golo pelos visitantes que fizeram com que um dos melhores em campo fosse o guardião da casa, Sérgio.
O Árbitro Pedro Silva mostrou 7 cartões amarelos.

FUT. BENFICA - MONTELAVARENSES
0 - 0

Aconteceu surpresa no Francisco Lázaro. A equipa do Fut. Benfica não conseguiu aproveitar o facto de na semana anterior ter consegudo a liderança e deixou-se novamente ultrapassar pelo Pêro Pinheiro. Para os de Montelavar foi um ponto importantissimo nas vésperas de defrontar o Ericeirense em jogo que pode (ou não) decidir a época para os de Montelavar.
Em relação ao jogo entre estas duas equipas, o jogo foi mais equilibrado do que seria de esperar e o desperdicio de oportunidades foi a nota dominante da partida. O inevitável Frutuoso ainda mandou uma bola ao poste mas era dia não para os da casa. Na parte final tudo fizeram para chegar ao golo, mas mais com o coração do que com a cabeça. Excelente actitude da equipa visitante que conseguiu um excelente empate no Francisco Lázaro.
O Árbitro André Dias mostrou 6 amarelos.

PÊRO PINHEIRO - ALGÉS
3 - 0

No Pardal Monteiro defrontaram-se um dos mais fortes candidatos à subida e o último da classificação.
No entanto quem esperava facilidades na partida enganou-se. A equipa do Algés foi defendendo como podia e aguentou até 20 minutos do final. Aos 70 minutos de jogo finalmente os da casa chegaram ao golo através de Cláudio Oeiras (que havia entrado 10 minutos antes). Nos últimos minutos o Rochinha (o meu amigo Bruno) deu a machadada final na equipa do Algés marcando aos 88 e aos 90 minutos fazendo o resultado final. O mesmo Rochinha já havia marcado um golo antes mas que o árbitro anulou.
O Árbitro Rúben Santos mostrou 9 cartões amarelos.

PONTERROLENSE - ENCARNACENSE
0 - 0 


A equipa da casa apresentou-se mais forte como seria de esperar mas durante toda a partida os pupilos do Mister André Tomás bateram bastante bem com especial destaque para os homens da defesa da equipa da Encarnação que tudo fizeram para manter inviolável a baliza do Guarda Redes Beto.
Uma nota especial para o mister André Tomás que fez com que a equipa do Encarnacense terminasse a partida com 6 Juniores. Recorde-se que o mister André Tomás também é treinador da equipa de juniores (equipa essa que já garantiu a subida de divisão). Embora o quadro seja negro para a equipa do Encarnacense, que dificilmente se salvará da descida, o futuro parece estar garantido.
Quanto ao Ponterrolense perdeu 2 preciosos pontos que muita falta lhe podem vir a fazer nas contas finais.
O árbitro Paulo Vicente mostrou 8 Amarelos e um Vermelho a Amândio do Ponterrolense já em periodo de descontos.

UNIÃO TIRES - LINDA A VELHA
1 - 0

Em relação a este jogo não tenho informações para além do resultado final que foi a vitória dos da casa.
O Tires continua assim com a esperança da manutenção bem viva enquanto o Linda a Velha continua a revelar alguma irregularidade ao nível dos resultados somando assim a 10ª derrota na competição.



5 comentários:

  1. PARABENS SR HUGO

    PELO RESCALDO DA JORNADA. ESTÁ PERFEITO.

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel José,
    Muito obrigado pela apreciação e mais uma vez Parabéns para o seu Alta de Lisboa que me parece estar em grande forma para esta recta final do Campeonato.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Facciosismo ou maus informadores...

    Quero aqui dizer que não deve ter visto o mesmo jogo do ERICEIRENSE : ASS. CHARNECA que eu... Quando o jogador que levou a cabeçada foi expulso não reparou em mais nada? Ou agora a arte da tauromaquia também é permitida num recinto de futebol! A meu entender é pura provocação ao adversário, vermelho muito bem mostrado a ambos! E a terceira expulsão é muito bem vista, em caso de agarrões, a falta marca-se não onde começa mas sim onde acaba, está no livro das leis! Se não possui vá à livraria mais próxima para que no próximo rescaldo seja mais correcto nas apreciações!

    Um bem haja.

    ResponderEliminar
  4. Caro David,
    Pois o bonito do futebol é precisamente isto, é que gera sempre várias opiniões. A sua como é óbvio parece-me de alguém adepto ou jogador da Ass. Charneca. Eu mantenho a minha opinião em relação aos lances referidos mas respeito a sua opinião. Só por curiosidade a crónica do JN começa com um "arbitragem bizarra". Elucidativo.... Mas volto a dizer, respeito a sua opinião assim como espero que respeite a minha.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Booas, em primeiro lugar parabéns pelo excelente artigo.. em segundo lugar, david, o que é mais grave levar uma chapada e depois uma tentativa de agressao com uma cabeçada ou o dinis tentar nao levar a cabeçada e por as maos na cintura e leva vermelho? agora ja nao s pode por as maos na cintura? a sorte do charneca foi a ajuda do arbitro e no final o laurent nao ter conseguido fazer o golo por 2 ocasioes, pq senao nem contra 9 conseguiam ganhar... e o nelson é bem expulso, sendo falta tem q ser amarelo, e penalti aceita-se... agra o dinis ser expulso, pura brincadeira...

    ResponderEliminar