terça-feira, 22 de novembro de 2011

ÁRBITRO AGREDIDO EM JOGO DA AFP

SIMPLESMENTE VERGONHOSO
Árbitro agredido


Fernando Pinto, de 43 anos, sofreu lesões gravíssimas e fará ainda esta terça-feira uma reconstrução facial. «Estava desmaiado no chão e levou pontapés na cara, na cabeça, no corpo...»

Barbárie, selvajaria, terror à solta num jogo da I Divisão da AF Porto. Um dos árbitros assistentes do Sobrado-Atl. Rio Tinto foi agredido com grande violência por adeptos da casa, está internado no Hospital de São João e, sabe o Maisfutebol, chegou a correr perigo de vida. 
O acometimento ocorreu no passado domingo, após o apito final. Várias pessoas invadiram o campo e despejaram a sua fúria em Fernando Pinto, 43 anos, conhecido no mundo da arbitragem por Semedo. No local estavam apenas cinco agentes da GNR, incapazes de travar a cólera dos agressores. 
Manuel Soares, árbitro principal da partida, faz ao Maisfutebolum relato perturbador de tudo o que se passou. «Cerca de 100 pessoas saltaram para dentro do campo. Descontrolados, apanharam o Fernando e deram-lhe um soco. Ele ficou logo inconsciente», começa por contar o juiz da AF Porto. 
«O meu colega estava desmaiado no chão e levou pontapés na cara, na cabeça, no corpo... sem se poder defender. A polícia não identificou nem deteve ninguém. Não percebo. O jogo foi fácil de dirigir, cometemos erros normais, nada justifica uma coisa destas. Eu e o outro árbitro assistente escapámos por milagre.»
Sobrado e Atl. Rio Tinto empataram 2-2. Fernando Pinto ficou com o maxilar fracturado e dois dentes partidos. Sofreu um traumatismo craniano e o descolamento da retina no olho direito. «Vai ser operado esta terça-feira. Tem de fazer uma reconstrução facial», diz-nos Manuel Soares. Fernando Pinto tem um filho de 17 anos que também é árbitro. «Está na época de estreia. Ficou arrasado, mas quer continuar.»
Estruturas da arbitragem pedem «punição exemplar»

Da parte do Sobrado, clube do concelho de Valongo, não há muitas explicações. O presidente Nuno Bessa confirma a invasão de campo, mas afirma não ter visto as agressões a Fernando Pinto. 
«Fui a correr com um agente da GNR para defender o árbitro e vi, de facto, o assistente caído no chão. A arbitragem foi péssima, mas lamento o que aconteceu. Desejo as rápidas melhoras ao fiscal-de-linha», referiu o dirigente ao nosso jornal. Segundo Nuno Bessa, na origem da onda violência estiveram «duas expulsões injustas, um golo mal anulado ao Sobrado e um penálti claro não assinalado».
As estruturas ligadas à arbitragem reagiram em comunicado. A APAF pede «punição exemplar» para os agressores. 
«A APAF, ao tomar conhecimento das bárbaras e cobardes agressões das quais foram vítimas os árbitros, e nossos associados, Fernando Pinto e Manuel Soares, vem por este meio lamentar as referidas agressões, solidarizando-se com aqueles colegas, exigindo às entidades competentes, desportivas e judiciárias, que tomem as atitudes necessárias para punir de forma exemplar os agressores.»
O mesmo apelo é emitido pelo Núcleo de Árbitros de Futebol do Vale do Sousa (NAFVS). «O NAFVS mostra total solidariedade para com os nossos colegas e associados e exige que a Associação de Futebol do Porto e o seu Conselho de Arbitragem desenvolvam as ações necessárias no sentido de que os autores deste ato violento sejam punidos de forma exemplar, tanto a nível desportivo como criminal.»
Contactado pelo Maisfutebol, o Posto Territorial da GNR de Santo Tirso, responsável pelo policiamento do jogo em causa, adiou uma tomada de posição oficial para o início da tarde. 


FONTE: SITE MAIS FUTEBOL

Sem comentários:

Enviar um comentário