sexta-feira, 11 de março de 2011

SPORT FUTEBOL DAMAIENSE

Damaiense, a História
O Sport Futebol Damaiense é o clube de futebol mais antigo da Amadora. disputando com o seu rival - Estrela - o privilégio de saber quem nasceu primeiro.
Tudo o que se sabe - por ter sido contado e escutado, pois não existem registos tão antigos - é que pelos anos trinta do século XX, já existiria um Damaia Futebol Clube que depois se transformaria no FOOT-BALL Damaiense. Para a história ficou a data de 01-01-1938 como data da fundação. Assim se escreve e assim se acredita.
Como nestas coisas sempre acontece, o Sport Futebol Damaiense foi fundado por vontade de uns quantos que à volta de um guarda redes do Palmense - de seu nome Álvaro Barata - se foram juntando para fazer uma peladinha nos Domingos em que o tempo estava bom. Diz-se que o mais entusiasta era barbeiro, e terá sido no seu estabelecimento, na Rua Carvalho Aráujo, que terá funcionado a primeira sede do clube.

Hoje, decidi fazer um pequeno artigo a homenagear este pequeno grande clube, que por sinal é o clube da minha terra, bela Damaia.
Tive o prazer de fazer parte deste clube durante alguns anos da minha vida, tanto como jogador assim como mais tarde sendo director. Foram anos muito bons e que me ajudaram a crescer enquanto atleta e como homem.
Lembro-me perfeitamente dos Sábados à tarde, quando jogava nos juniores, de todos aqueles associados a apoiar a nossa equipa, como era o caso so Sr. Jaime, um dos sócios mais antigos do clube.
O Damaiense há uns anos atravessou uma fase complicada, correndo na altura sérios riscos de acabar. Por isso quero deixar aqui a minha homenagem e agradecimento ao Sr. Joaquim Conceição que pegou no clube na altura certa como presidente, acompanhado por uma excelente equipa e conseguiu reerguer este clube. Nessa equipa directiva fazem parte algumas pessoas que eu conheci bem a quando da minha passagem pelo clube, como são os casos do Engº Guerreiro, o Sr. Pestana, o Paulo Dias, etc...

Deixando a nostalgia de parte, este ano o Damaiense está a fazer um campeonato excelente, ocupando a 2ª posição da 1ª Divisão Série 2. Coincidência, este artigo sai na vépera desta equipa defrontar o lider, a Sanjoanense.
Esta equipa de Séniores do Damaiense, como diz o Sr. João Matos Reis, o "Maritimo da Damaia" é composta também por vários atletas que conheço bem, assim como o Mister Akil, a quem acompanhei várias vezes no banco como delegado aos jogos. Na altura o Mister Akil trabalhava no Belenenses mas treinava os séniores da Damaia. Alguns jogadores que eu acompanhei enquanto jogador foram o Paulo Castro e o Pedro Santos, na altura eu Junior e eles Séniores. Depois enquanto director acompanhei vários como o Andji, Marquinhos, Zorrinho, Pestana, Samuel, Daniel, Chaparro, o Cardoso que regressou agora (jogava no Agualva). Grandes jogadores .......
Os meus parabéns a todo este grupo de trabalho, os que conheço e os que vieram depois de mim.
Também uma palavra para o massagista Fontinha que já no meu tempo desempenhava tais funções.
Deixo aqui o plantel desta época do Damaiense que muitas alegrias tem dado aos seus associados este ano.
Plantel
GR - 1 -Fábio
GR - 24 - Pestana
DEF - 2 - Badas
DEF - 3 - Pedro Santos
DEF - 4 - Pedro Leite
DEF - 14 - Matine
DEF - 15 - Lino
DEF - 16 - João Tavares
DEF - 21 - Samuel
DEF - 27 - Nuno
MED - 5 - Chaparro
MED - 6 - Valdo
MED - 8 - Sérgio
MED - 11 - Andji
MED - 12 - Guedes
MED - 13 - Mata
MED - 17 - Daniel Augusto
MED - 18 - Ailton
MED - 20 - Paulo Castro
MED - 23 - Filipe
AVA - Cardoso
AVA - 7 - Daniel Sousa
AVA - 9 - João Rodrigues
AVA - 10 - Zorrinho
AVA - 19 - Jadir
AVA - 22 - Óscar
AVA - 25 - Matoto
AVA - 28 - Marquinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário